Direitos Animais e Veganismo

Veganismo é um estilo de vida fundamentado em convicções éticas de Direitos e Respeito aos animais (sejam eles humanos ou não humanos). Trata-se de princípios éticos, pelos quais o Ser Humano decide viver sem explorar ou causar sofrimento aos outros animais (partindo da premissa de que todos nós também somos animais). Neste contexto, um(a) Vegano(a) leva sua vida “evitando” ações que levem à exploração e sofrimento direto (ou indireto, na medida do possível) de outros animais. Consequentemente, no veganismo não há consumo de qualquer produto de origem animal, como carnes, leite e seus derivados, ovos, mel, peles, lã, seda e couro ou produtos que foram testados em animais. Também há o boicote direto de lugares, marcas e espetáculos que explorem animais, como pet-shops que vendem animais, rodeios, vaquejadas, circos com animais e zoológicos. Busca-se eliminar a exploração dos animais pelo homem através de ações concretas de não consumo e ativismo. É o combate à ideia de que os animais sejam coisas, objetos ou propriedade, ou seja, veganismo não resume-se à alimentação ou à dieta. Trata-se de uma ideologia prática voltada para o exercício da não violência.

Em contrapartida, o vegetarianismo é um tipo de dieta onde se exclui da alimentação qualquer tipo de carnes, mel, leite, ovos e seus derivados de origem animal. Baseia-se exclusivamente em produtos de origem vegetal, por isso vegetarianismo. Ou seja, limita-se a uma dieta alimentar, que pode ter diversas motivações (saúde, religião, meio ambiente, etc), e nesse contexto, um vegetariano ainda que não consuma alimentos de origem animal, poderá consumir e fomentar outras formas de exploração animal dependendo da motivação que o levou a ser vegetariano. Dessa forma, todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é vegano.

Direitos Animais, são os direitos à uma existência digna,. Portanto, são os direitos necessários à sobrevivência, e são consubstanciados no direito à vida, liberdade e o direito de não ser submetido a dor física, psicológica ou a morte. O reconhecimento de direitos aos animais parte do pressuposto de que eles têm INTERESSES BÁSICOS semelhantes aos nossos. 


Ou seja, estamos dizendo com isso, que todos os animais sentem, percebem e interagem com o mundo á sua volta de forma muito semelhante aos seres humanos. Logo é incoerente dispensar tratamento diferenciado. 


Assim, se nós não aceitamos e não concordamos com a violação de nossos direitos, POR QUE aceitamos e convivemos normalmente com a violação dos direitos dos demais animais? Se ambos tem os mesmos interesses?


Nenhum comentário:

Postar um comentário